Tipos de fraldas de pano

Que bom que você considera as fraldas de pano como uma alternativa. Aqui você vai encontrar informação básica e simples para te ajudar nessa aventura. A princípio talvez pareça muita informação, mas não se deixe intimidar por ela, logo você se acostuma e cria sua rotina. Fique a vontade para voltar nessa página e relê-la.

Esta tabela descreve de maneira fácil os diferentes tipos de fraldas que existem no mercado.

CAPAS – COVERS

TABELA CAPAS        As capas ou covers, usamos sobre as fraldas que não tem impermeável para impedir que a umidade passe para a roupa do bebê. Elas tem a forma de uma fralda descartável e se ajustam por velcros ou botões.

          Se você pensa em usar uma fralda pre-dobrada (prefold), ou uma fralda tradicional quadrada, se lembre de usar    capas para que as roupas do bebê não se molhem. É bom ter de 5 a 8 capas diárias não importa quão grande ou  pequeno seja seu bebê. Quando um bebê (que utiliza capas em PUL) está apenas molhado de xixi você pode limpar  a capa com uma toalha úmida e reutilizá-la na mesma troca. Se está suja, coloque para lavar e utilize uma limpa. Isto  significa que você pode utilizar uma capa várias vezes antes de lavá-la, a menos que esteja suja de cocô, mesmo que  pareça limpa o cocô pode ter sujado a capa. As bactérias, dessa forma, vão ficar na capa e podem afetar a pele do seu bebê

foto capa pul

capas plásticas

 

Como no Brasil ainda é fabricado o PUL temos capas feitas de nylon, do mesmo modelo e com a mesma função das capas em PUL.
São as antigas calças plásticas que ainda são produzidas atualmente, elas são feitas de material plástico, são mais econômicas, mas tem o tempo de vida curto (cerca de 3 meses), principalmente quando lavadas na máquina. Para usar com bebês recém-nascidos são bem recomendadas junto com as fraldas tradicionais quadradas.

 

foto capa plastica

 

 

 

capas com soft

O soft ou microsoft é um tecido sintético que repele a umidade, ele pode ser usado nas capas para afastar a umidade da roupa do bebê. No Brasil costumamos fazer uma capa com tecido de algodão, plástico impermeável e o soft internamente, mas ela não tem bolso para colocar o absorvente, elas são usadas com absorventes retangulares ou com outra fralda sem impermeável.
Com o soft também pode ser feito uma capa no modelo da capa de lã, que veste como um short, ela é feita toda em soft e mantém a umidade afastada das roupas e da cama.

 

fotos capa com soft

capas de lã

As capas de lã são muito boas, esta fibra natural mantém o bebê fresco no verão e quente no inverno. Uma capa de lã é muito absorvente e com frequência se recomenda seu uso durante a noite. A lanolina que se encontra naturalmente na lã cria uma barreira impermeável, entretanto, é respirável. A lã também é conhecida por ser muito duradoura e resistente, porém pode ser um pouco mais volumoso que outras capas. Muitas pessoas recomendam lavar essas capas a mão, porém algumas pessoas colocam no ciclo delicado da máquina de lavar.

 

fotos capa de lã

 

FRALDAS SEM IMPERMEÁVEL

tradicional quadrada

 

Esta foi a primeira fralda inventada na história, e certamente a fralda que utilizou nossa tatara-avó. Consiste de um grande pedaço de pano que se dobra em muitas diferentes formas para satisfazer a necessidade de absorvência do seu bebê e se amarram com broches ou snappi. Mesmo que seja uma fralda simples que intimidam, muitas pessoas utilizam com satisfação, especialmente em recém-nascidos. Requer prática para encontrar uma técnica que funcione com seu bebê. Outras pessoas gostam de usar essa fralda como uma alternativa econômica de absorvente.

 

foto tradicional

predobrada     Consiste de uma fralda retangular que tem um pano absorvente costurado na parte central. Esta fralda se dobra em muitas diferentes formas pra satisfazer as necessidades de absorção do seu bebê e são presas com um broche ou snappi. Embora parecido com a fralda tradicional quadrada porque necessita dobrar, esta fralda é muito mais fácil de dobrar, mas também requer prática. Muitas pessoas simplesmente dobram esta fralda em três e põe sobre uma capa e assim colocam no bebê.  Esta é uma boa técnica para bebê maiores que se mexem muito no momento de trocar as fraldas, já que assim não precisa de broche ou snappi para segurar a fralda no lugar. Esta fralda é excelente para recém-nascidos, já que podem ser colocados comodamente no bebê sem deixar espaços para vazamentos entre as pernas. Outras pessoas gostam de utilizar a pre-dobrada tamanho RN, PP ou P como uma alternativa econômica de absorvente para fraldas de bolso.

fotos predobrada

contorno

          Esta fralda é muito parecida com uma pré-dobrada (tem um pano absorvente costurado no centro), a única diferença é que já tem a forma de uma fralda (sem elástico nas pernas), assim não precisa fazer nenhum tipo de dobra especial. Simplesmente colocar no bebê e prender com broche ou snappi.

 

 

fotos contorno

ajustadas

      Esta fralda tem a forma de uma fralda descartável, porém não é impermeável. É parecido com a fralda contorno mas tem elásticos nas pernas e cintura e se fecha com velcro ou botões. Já que é feita completamente de absorvente é excelente para as noites ou para crianças que fazem muito xixi de noite. Esta fralda se ajusta muito bem ao bebê, segurando assim o cocô mais molinho sem vazamentos. Por isto é que também esta é uma fralda excelentes para recém-nascidos (muitas vezes se pode usar essas sem capas, já que os recém-nascidos não fazem muito xixi), para bebês exclusivamente amamentados ou para bebês com problemas de diarreia.

fotos ajustadas

 

FRALDAS COM IMPERMEÁVEL

fralda pul

   Esta é uma das fraldas mais populares. Consiste de um sistema de 2 peças: fralda e absorvente. A fralda tem uma camada externa impermeável, uma camada interna que toca a pele do bebê e tem um bolso por onde podes rechear a fralda com o pano absorvente. Se fecha com botões ou velcro. Muitas pessoas preferem esse sistema porque tem a forma de uma fralda (não necessita fazer nenhuma dobra) se lava facilmente e seca rapidamente. Geralmente, os tecidos das fraldas de bolso importadas são de PUL ou Minky (tecido que dá a sensação de pelúcia) e internamente forradas com Cloth Sued (suedine) ou Fleece (Soft), sendo ambos tecidos sintéticos. As fraldas nacionais podem ter o tecido externo em PUL, algodão ou plush. O tecido interno pode ser de soft ou algodão. O algodão, por ser natural, deixa a pele do bebê respirar melhor.

foto pul

AIO

    Esta é a fralda mais parecida com uma fralda descartável. É uma peça só, impermeável no seu exterior, absorvente costurado no seu interior. Esta fralda é excelente para quando uma pessoa, que não sabe ou não está cômoda utilizando fraldas de pano, cuida do seu bebê (ex: pai, avô, avó, babá, etc…) já que é a fralda mais fácil de usar e sua forma não intimida. Se fecha com botões ou velcro. A única desvantagem dessa fralda é que ela demora muito mais para secar.

foto aio

TUDO EM DOIS

     Esta fralda é muito parecida com a fralda “tudo em um” com a única diferença de que o pano absorvente não está unido a fralda como tal. Depende da marca, o pano absorvente se une a fralda por meio de botões ou velcro ou talvez está costurado a fralda (externamente) somente em um extremo do pano absorvente. Já que o absorvente não está costurado internamente a fralda, esta se lava melhor e mais rápido que uma “tudo em um”. Se fecha com botões ou velcro.

foto tudo em dois

fralda com suporte

     As fraldas com suporte impermeável são compostas de duas partes, uma capa e um suporte impermeável de plástico ou em PUL. Os suportes ficam presos as capas por botões nas extremidades. O absorvente fica dentro do suporte impermeável e evita vazamentos. Normalmente as capas não são impermeáveis. Nesse modelo as trocas podem ser feitas apenas do absorvente ou do absorvente +suporte.

foto fralda com suporte

híbridoHá dois diferentes tipos de fraldas híbridas

Tipo 1: Esta é uma fralda (parecida com tudo em dois) que podes usar com absorvente de pano ou absorventes descartáveis. Muitas mães preferem essa fralda porque ajuda com a transição da descartável para a de pano, e podem contar com a conveniência de usar um absorvente descartável quando saem a rua. Esta é uma boa alternativa se sai de viajem, vai acampar ou qualquer outra atividade onde não tenha uma lavadora acessível em 3 dias. Se sua razão primordial para usar fraldas de pano é economizar dinheiro não é a melhor opção utilizar essa fralda o tempo inteiro, já que teria que comprar estes absorventes descartáveis com a mesma frequência que compraria fraldas descartáveis, e é certo que assim gastaria igual ou até mais. Se fecha com botões ou velcro.

foto híbrido 1

Tipo 2
Consiste numa mescla de fralda tudo em um e a fralda de bolso. Tem um absorvente costurado dentro da fralda, mas também tem um bolso na parte de trás onde podes colocar absorventes adicionais de acordo com a necessidade do seu bebê.

foto híbrido 2

treinamento

       As fraldas de treinamento não tem uma forma de fraldas, são mais como calcinhas/cuecas que os meninos e meninas podem baixar facilmente no momento de ir ao banheiro e proteger  de qualquer acidente se eles não chegam  ao banheiro a tempo. Depende da marca, as fraldas de treinamento podem usar o sistema tudo em um ou de bolso. Estas fraldas vem sem botões, com botões em um lado ou com botões em ambos os lados para facilitar a limpeza de sólidos.

fotos treinamento

ACESSÓRIOS

Os acessórios, embora não sejam totalmente necessários, ajudam muito os pais a ter uma experiência fácil e cômoda com as fraldas de pano. Já que vais ter que trocar fraldas de pano várias vezes ao dia, porque não ter acessórios que façam a vida mais fácil?

Toalhinhas

Se vamos economizar dinheiro lavando fraldas, porque não economizar dinheiro utilizando toalhinhas de pano? Uma toalhinha é um simples pedaço de pano quadrado. Um pedaço de flanela pode funcionar como toalhinha, também as toalhinhas que utilizamos para banhar os bebês podem funcionar no momento de trocar a fralda.
Quando o bebê nasce, os hospitais recomendam que se utilize água corrente para limpar a pele do bebê porque os químicos dos lencinhos descartáveis podem fazer dano a pele delicada do bebê. Se seu bebê tem uma assadura, os lencinhos descartáveis podem irritar mais a pele. Lencinhos de pano são laváveis e reutilizáveis. Também são multi-uso, podemos utilizar-las para banhar o bebê, limpar o nariz ou seu rostinho. Quando você utiliza o lencinho coloque junto com a fralda suja no balde, ao lavar a roupa você terá lencinhos e fraldas limpas.

toalhinhas

Fita adesiva

As fitas adesivas ainda são usadas para prender algumas fraldas sem impermeável do tipo fralda tradicional quadrada, pre-dobrada ou contorno (contour). As fitas são usadas no lugar do broche ou do snappi e mantém as fraldas no lugar por baixo das capas impermeáveis

fita adesiva

Absorventes

Também conhecidos como recheios, os absorventes se utilizam normalmente em fraldas de bolso. No Brasil a maioria dos absorventes são feitos de atoalhado de algodão. Mas os importados são feitos de microfibra e devem ir dentro do bolso das fraldas, não se põe em contato direto com a pele do bebê porque a microfibra tende a absorver a umidade natural da pele do bebê. É por isso que sempre se utiliza uma barreira entre o absorvente de microfibra e a pele, para que a pele não sofra e termine com assaduras devido a microfibra.

 foto absorventes

Reforços (doubles)

Os reforços (também conhecidos como absorventes doubles) são utilizados para aumentar a absorção a qualquer fralda sem fazer muito volume. Perfeito para crianças que fazem muito xixi ou para as noites, os reforços em geral são feitos de material natural (cânhamo, bambú, algodão, e etc) e comumente se põe entre a pele do bebê e a fralda.
Muitas pessoas que gostam de deixar seus bebês com fraldas predobradas em casa quando faz muito calor utilizam reforços para incrementar a capacidade de absorção e não ter que utilizar nenhuma capa. Desta maneira o bebê fica mais fresco no verão e a mãe não tem que se preocupar de acidentes maiores se troca o bebê com frequencia.

 foto reforços

Fronha de soft

 As fronhas de soft são usadas para colocar o absorvente dentro e manter uma camada de soft em contato com o bebê. Geralmente colocadas em fraldas onde o absorvente ficaria em contato com o bebê mas por algum motivo deseja-se que tenha uma camada sempre seca, então neste caso usa-se a fronha.

foto fronha de soft

Folhas descartáveis (Liner)

Excelente alternativa para limpar o sólido facilmente quando se está na rua! Ou quando esta começando a se acostumar a lavar fraldas.
Também conhecidos como forro ou liners, estas folhas descartáveis para fraldas são feitas de um tecido especial que permite que a umidade passe através deste e não deixa que a umidade toque a pele do bebê. Seu bebê se sentirá mais seco e cômodo. As folhas descartáveis se colocam em cima da fralda (entre a pele do bebê e a fralda) e retém os resíduos sólidos para evitar que eles não toquem a fralda. Simplesmente jogue a folha no lixo. Algumas folhas, segundo a marca, podem ser lavadas e reutilizadas quando estão simplesmente molhadas. Não as seque em secadora porque se encolherá ou até se degradará.
Estas folhas não aumentam a capacidade de absorção da fralda e não devem ser confundidas com um absorvente. Algumas folhas são 100% biodegradáveis e são totalmente seguras para o meio ambiente, privadas e sistemas de esgoto (segundo o fabricante). A única desvantagem destas folhas é que, igual as fraldas descartáveis, você terá que comprar um pacote novo cada vez que se acabem, fazendo com que utilizar fraldas de pano não tenha tanto custo benefício já que economizar dinheiro é o principal para algumas pessoas que decidem utilizar fraldas laváveis.

Também temos a opção do liner de soft que tem a mesma função do descartável, mas é lavável. O liner de soft também pode ser usado com fraldas que não possuem proteção “sempre seca”.

fotos liners

Snappi

O prendedor de fraldas Snappi é a forma mais fácil de fechar as fraldas de pano. Se a ideia de utilizar broches em suas fraldas de pano com um bebê que não deixa de se mexer te aterroriza por completo, você vai se encantar com a ideia de utilizar o snappi. O snappi é uma peça elástica em forma de T, com dentes de agarrar em cada ponta. Estes dentes agarrarão as abas das fraldas pré-dobradas, quadradas, contorno e ajustadas, prendendo firmemente na frente da fralda.

AVISO: Não use snappi com crianças que tenham a habilidade de tirar a capa, a fralda ou a roupa. O dente inferior do snappi tende a soltar-se com os movimentos do bebê e podem se agarra na cama, sofa, almofada e outras superfícies suaves. Se o snappi se solta e o bebê tentar tirar ele pode voltar na barriguinha e machucar seu bebê. Sempre use snappi com uma capa, ou debaixo de uma peça de roupa. Inspecione antes de usar, não estique muito forte as argolas. Snappi contém partes pequenas que uma criança pode engolir.

snappi

Broche

Na realidade necessitamos de uma descrição completa do que é um broche? A maioria das pessoas que pensam em fraldas de pano a primeira coisa que lhes vem a mente são calças plásticas, pedaços de pano gigantes e broches. Hoje em dia alguns utilizam, porém não são os favoritos entre as novas mães. Entretanto há muitas mães com experiência em fraldas que preferem usar os broches ao invés do snappi. Algumas dizem que as fraldas ficam mais ajustadas, outras dizem que não podem resistir em ver seu bebê com broches nas fraldas. Com os anos os broches não mudaram muito de forma, porém a maioria vem com um mecanismos que assegura que é impossível que se solte enquanto está em uso.

foto broche

Saco para balde

Este saco se põe dentro do balde onde armazenas tuas fraldas. É feito com o mesmo material impermeável que tem as fraldas de pano. Estes sacos são a forma mais fácil de levar tuas fraldas sujas do balde para a máquina de lavar sem ter que tocar em nenhuma fralda suja, excelente para pais que apenas estão começando a utilizar fraldas laváveis e ainda não se acostumaram a lidar com a ideia de olhar ou tocar as fraldas sujas. O saco protege o plástico do balde contra cheiros ruins que podem ficar nele. Em cada lavagem lave os sacos junto com as fradas. É bom ter dois desses sacos para poder usar um enquanto o outro está lavando. Também são uma boa solução para guardar fraldas em viagens de fim de semana. Só enrolar a abertura do saco e pronto.

saco balde

Bolsa impermeável

As bolsas impermeáveis são utilizadas para guardar fraldas sujas. São a alternativa perfeita para guardar as fraldas usadas quando estamos na rua. Pode-se por os lencinhos úmidos, fraldas muito molhadas, toalhas de banho, ou qualquer outra coisa molhada nesta bolsa e nem a umidade nem os odores escapam. Quando chegar em casa transfira as fraldas sujas da bolsa para o balde e lave tudo junto.

sacola

Adaptado de www.panalesdetela.com

2 comments on “Tipos de fraldas de pano

  1. Pingback: Cidade + Sustentável // fraldas ecológicas | Descoleco

  2. Pingback: Fraldas de Pano: como e por quê usá-las?

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.