Lavagem das fraldas de pano

A lavagem das fraldas de pano modernas é um dos pontos mais importantes, porém simples.

Em 3 passos:

 

1 – Coloque as fraldas sujas dentro da máquina de lavar e faça um enxágue e centrifugue, isso tirará o excesso de xixi e resíduos das fraldas. Faça isso sem sabão.

2 – Se sua máquina tem água morna use-a, coloque no ciclo que você achar mais conveniente, deixe bastante água para movimentar as fraldas, fraldas lavadas com pouca água costumam ter cheiro ruim. Algumas preferem o ciclo delicado para evitar desgaste nas fraldas, outras o ciclo pesado para lavar melhor. Use o sabão de sua preferência que você costuma usar nas roupinhas do bebê. Enxágue extra garante mais limpeza nas fraldas e menos resíduo de sabão.

3 – Se for secar em secadora coloque apenas as peças sem impermeável e nos últimos 10 min. acrescente as fraldas com plástico ou PUL, se tiver dúvida entre em contato com a fabricante.

 

PRIMEIRA LAVAGEM: fraldas novas precisam ser lavadas sem sabão, só com água, por duas ou três vezes.

 

Os cuidados com as fraldas

 

– Não utilize pomadas de assaduras, as pomadas criam uma barreira na fralda, dificilmente saem nas lavagens e dificultam muito a passagem do xixi para o absorvente ocasionando vazamentos, saiba mais sobre as pomadas anti-assaduras aqui nesse post.

– Não deixe suas fraldas sujas de molho, podem servir de alimento para microorganismos e ficar com cheiro forte. O molho também estraga alguns materiais da fralda, como os elásticos. Ao tirar a fralda do seu bebê se tiver apenas xixi coloque dentro do balde que costuma guardar as fraldas até a lavagem. Se também tiver sólidos tire o excesso de sólidos, se for de bebê que é amamentado exclusivamente retire o absorvente da fralda e passe água corrente com ajuda de uma escovinha para sair o excesso de sólidos. Se o bebê já for alimentado com comidas sólidas você pode tentar jogar o cocô direto no vaso sanitário e dar descarga.

 

Cuidado com o sabão

Este é um dos pontos mais críticos em relação ao uso das fraldas de pano modernas. A maioria das reclamações sobre o uso das fraldas é um cheiro forte de amoníaco liberado pelas fraldas logo depois do primeiro xixi. Se suas fraldas estiverem sendo bem lavadas elas não devem ter cheiro nenhum quando limpas e não deve parecer amoníaco logo após o primeiro xixi. O cheiro forte de amoníaco pode ser devido a resíduo nas fraldas ou excesso de xixi.

A grande maioria dos sabões encontrados nos supermercados estão cheios de branqueadores, perfume, amaciante e outras substâncias que ficam impregnadas nas suas fraldas mesmo depois das lavagens, chamamos esses produtos químicos de resíduos.

Os resíduos de sabão impermeabilizam suas fraldas dificultando a passagem do xixi causando vazamento. Por isso procure sabões/detergentes que não deixam resíduos em suas fraldas.

Comece utilizando uma quantidade de sabão que você considera adequeada, se tiver cheiro de amônia em suas fraldas depois de um tempo aumente a quantidade de sabão ou troque de marca.

 

Super lavagem

Você pode precisar fazer uma super lavagem (Stripping) em suas fraldas de tempos em tempos, quando elas começarem a vazar, não estiverem absorvendo bem ou estiverem fedidas mesmo depois de limpas, em países que é comum o uso de máquina de lavar com água quente os produtores de fraldas de pano modernas recomendam que você lave suas fraldas 5 vezes em água quente sem sabão, elas devem secar entre uma lavagem e outra. Como no Brasil não é comum o uso de água quente na máquina de lavar nós temos alguns outros modos para essa super lavagem: colocar água morna ou quente em sua máquina ou usar água sanitária e enxaguar muito bem para não restar resíduos que possam machucar o seu bebê.

Bicarbonato de sódio é sempre bem vindo nas lavagens das fraldas, junto com o sabão.

Você também pode deixar seus absorventes e fraldas de algodão de molho em água umas horas antes da lavagem, o vinagre reage com a amônia e já vai liberando das suas fraldas. Há indícios que o vinagre possa estragar o PUL, então recomendamos o seu uso com fraldas produzidas com esse material, apenas nas fraldas e absorventes de algodão.

Nunca use amaciante nas suas fraldas, ele impregna nas fibras do tecido e impermeabiliza-as muito fácil.

 






 

 

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.